Destaque

Filha de Chico Mendes vai desfilar na Porto da Pedra

Ângela Mendes estará no mesmo carro com viúva de Dom Phillips

Enredo da Vermelho e Branco de SG é sobre a cultura e riqueza amazônica
Enredo da Vermelho e Branco de SG é sobre a cultura e riqueza amazônica |  Foto: Divulgação
  

A Unidos do Porto da Pedra, de São Gonçalo, será a quinta escola de samba a desfilar na Série Ouro (grupo de acesso do Carnaval do Rio), e a agremiação prepara uma homenagem aos defensores da Amazônia, como parte do seu enredo. Com isso, vão desfilar, em sua última alegoria, Ângela Mendes (filha de Chico Mendes, morto há 34 anos) e Alessandra Sampaio (viúva do jornalista Dom Phillips, assassinado em 2022). A informação é do jornalista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo". 

O tema da escola neste ano será “A Invenção da Amazônia: um delírio do imaginário de Júlio Verne”, criado pelo enredista Diego Araújo e o carnavalesco Mauro Quintaes, baseado no livro “A Jangada: 800 léguas pelo Amazonas”. O grupo de São Gonçalo vai falar sobre os espíritos das matas e das águas, os animais como protetores, da cultura com suas regionalidades e riquezas, da história da região e costumes, além de homenagear os defensores, indígenas, ambientalistas e povos da floresta.

De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente de São Gonçalo, o biólogo Gláucio Teixeira Brandão, toda a emissão de carbono durante o desfile será compensada com plantios de 136 mudas da Mata Atlântica na Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno.

< Capa do 16/02/2023 Ator global combina fantasia com marido para o Carnaval <